Assembléia de Deus
Ministério Madureira em Carapicuíba – SP
A igreja em Carapicuíba – SP iniciou-se em 1951 no bairro de Vila Lourdes Carapicuíba, sendo a sua Sede na Rua Major Marcelino 331 Brás – SP. No inicio do ano 1966 o Pr. Paulo Leivas Macalão enviou o Pr. Alexandre Alegria para dar abertura ao Campo na região. A principio a Sede seria em vila Lourdes, mais o Pr. Alexandre Alegria, não tendo saúde, conclui que o bairro não dava condições para construção da igreja Sede, pois para chegar ao templo era necessário subir uma rua desnivelada, e quando chovia era intransitável. Decidiu-se então que a Sede seria no bairro de Jardim Belval-Barueri-SP.
Em 13 de Março de 1966 a Igreja tornou-se um Campo independente, em reunião presidida pelo Pr. Da igreja matriz no Brás, Pr. Jose Eduardo Modesta tendo como secretario adjunto, o Pr. Lupercio Vergniano, (na época evangelista), nesta reunião houve o registro, posse dos estatutos e eleição da primeira diretoria do campo, sendo composta pelos seguintes membros: Presidente: Pr. Alexandre Alegria, 1º vice-presidente: Pr. Jacomo Perego, 1º secretario: Aparecido Benedito de Almeida, 2ºsecretario: Hugo Conceição, Tesoureiro: Clovis Rodrigues, Comissão de contas: Isaú de Souza, Sebastião Barreto e Jovino de Lima.
O Pr. Alexandre Alegria presidiu o campo até 12 de dezembro de 1971, por motivo de agravar sua saúde e estar hospitalizado o Pr. Paulo Leivas Macalão designou para presidir o campo, o Pr. Ataíde Rodrigues Lima, que foi empossado pelo Pr. Jose Eduardo Modesta em 12 de Dezembro de 1971.
O Pr. Ataíde Rodrigues Lima presidiu o campo até 26 de Julho de 1975. Assumiu o seu lugar o Pr. Luiz Gonzaga de Medeiros o qual foi empossado pelo Pr. Manoel Ferreira.
Sendo a igreja em jardim Belval pequena para comportar o número de membros e obreiros, adquiriu-se então um terreno em Carapicuíba, onde a 21 de Abril de 1983 foi inaugurado o templo na Rua Adolfo Gebauer 85 centro de Carapicuíba. Após esta data a igreja em Carapicuíba tornou-se a sede do campo até os dias atuais.
O Pr. Luiz Gonzaga de Medeiros presidiu o campo até a sua morte em 10 de outubro de 1999. Durante sua presidência num período de 25 anos a igreja se espalhou por todo o território brasileiro e também no exterior, chegando ao numero de mais de 2000 igrejas. Após o falecimento do Pr Luiz Gonzaga de Medeiros, assume em seu lugar o primeiro vice-presidente, Pr. Josevan de Oliveira, até o dia 16 de novembro do mesmo ano (1999). Apartir desta data por determinação da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembléias de Deus, ministério Madureira), o Campo de Carapicuíba foi dividido em 56 Regionais que no futuro se tornaram campos presidenciáveis. Assim a igreja em Carapicuíba ficou reduzida a 49 congregações distribuídas em Carapicuíba, Guarulhos, e Marilia, no interior Paulista.
Em 16 de Novembro de 1999 foi indicado pelo Bispo Dr. Manuel Ferreira para assumir o Campo o Pr. Sósteni Silva, que manteve as congregações existentes e recebendo trabalhos da Cidade de Jacarezinho, PR. Sua presidência estendeu-se até 18 de Maio de 2003. Assumiu seu lugar o Pr. Paulino de Oliveira que conduziu a igreja até 9 de Novembro de 2004. Para o seu lugar por determinação da CONAMAD veio o Pr. Jasson Secundo Barreto, atual Presidente.
O trabalho voltou a crescer e já conta com mais de 300 igrejas espalhadas em varias regiões do território nacional, Bolívia, Chile, Moçambique e Portugal.
Dados Teológicos
Tipo de Governo: Misto de episcopal e congregacional com forte influência do Pastor.
Orientação Doutrinária: Pentecostal.
Funções Ministeriais: Pastor, Evangelista, Missionária, Presbítero, Diácono (a), e Cooperadores.
Participação feminina no Ministério: Não há ordenação, porem as mulheres desenvolvem um papel importante no ministério na liderança de departamentos como (missões, Evangelismo, Jovens, Adolescentes, Circulo de Oração, Assistência Social e outros).
Credo: Adotamos o credo doutrinário conhecido de todas as igrejas evangélicas reformadas, com o seguinte acréscimo: admitimos o batismo com o Espírito Santo como experiência pós-conversão, e a contemporaneidade dos dons.
Dados litúrgicos: Cultos Doutrinários, Evangelisticos, Ceia, EBD, Família, Jovens, Adolescentes, infantil e outros.
Música: Utilizamos nosso hinário “HARPA CRISTÔ, não há restrição para instrumentos, como tradição mantemos grupos musicais como: Coral e Orquestra.
Ensino: Escola Teológica e EBD (Escola Bíblica Dominical)
Nenhum comentário:
Postar um comentário